Pós-operatório: sintomas e cuidados após uma cirurgia plástica

Entre as mulheres, uma das regiões que mais recebe atenção são as coxas. Uma opção para remodelar as pernas é o lifting crural.
Lifting crural: a cirurgia plástica das coxas
novembro 22, 2017
Tire suas dúvidas sobre mamoplastia redutora, que ocupa o quinto lugar no ranking de cirurgias plásticas mais realizadas no país.
Principais dúvidas sobre mamoplastia redutora
dezembro 6, 2017
Mostrar todos

Pós-operatório: sintomas e cuidados após uma cirurgia plástica

Quando o assunto é cirurgia plástica, uma das maiores preocupações envolve o pós-operatório. Confira agora a resposta neste artigo escrito pela Dra Alik.

Quando o assunto é cirurgia plástica, uma das maiores preocupações envolve o pós-operatório. Confira agora a resposta neste artigo escrito pela Dra Alik.

Quando o assunto é cirurgia plástica, uma das maiores preocupações envolve o pós-operatório. Independente do procedimento, os pacientes querem saber: quais os principais efeitos e cuidados após uma cirurgia plástica? Para responder essa dúvida, preparei este artigo. Confira agora a resposta.

Os sintomas mais comuns
Este é um assunto que já foi, inclusive, tema de um vídeo meu para o Clube da Plástica. Na postagem para o meu canal do Youtube, eu respondo algumas dúvidas sobre os efeitos mais comuns de qualquer intervenção cirúrgica, seja ela realizada por um cirurgião plástico ou por um cirurgião geral. Dentre estes sintomas está a constipação, conhecida como prisão de ventre. Isso porque é comum que o intestino funcione mais lentamente após uma cirurgia. O tipo de anestesia é um dos fatores que leva a essa alteração.

Outro efeito comum em qualquer tipo de cirurgia é o surgimento de gases abdominais, levando também a um estofamento do estômago. Por isso, é recomendado que o paciente evite falar muito após qualquer procedimento cirúrgico.

Alterações hormonais, como queda de cabelo, surgimento de acnes, ressecamento da pele e mudanças no ciclo menstrual, também podem acontecer. É fundamental que o paciente converse com o seu médico para que haja um acompanhamento destes efeitos. É comum que os mesmos desapareçam em 30 dias.

E, por último, efeitos como vermelhidão, eritema e edema são comuns em qualquer cirurgia plástica. O tempo para que desapareçam depende de cada procedimento. Converse com o seu cirurgião plástico e saiba quanto tempo cada um destes sintomas pode permanecer.

Os principais cuidados posteriores
Para o sucesso de qualquer cirurgia plástica, é fundamental que o paciente siga as orientações médicas passadas antes e depois do procedimento. Devido às incisões, é preciso ter alguns cuidados especiais. Abaixo você confere os principais, que estão presentes em qualquer cirurgia:
• Não mover e remover curativos e bandagens antes do tempo determinado por seu médico;
• Obedecer as orientações médicas quanto a uso de dreno, cintas, bandagens elásticas e de compressão;
• Dormir com barriga e rosto para cima por, pelo menos, 15 dias;
• Evitar exposição solar e friagem por um período entre 15 e 30 dias;
• Evitar esforços, como atividades físicas, no mínimo, um mês;
• Não voltar a fumar por, pelo menos, 30 dias;
• Usar protetor solar diariamente;
• Manter uma alimentação saudável.

Gostaram deste conteúdo? Lembre-se: o resultado da sua cirurgia plástica também depende de você. Tire todas as suas dúvidas com o seu médico e siga as orientações que ele passar.