Roupas pós-cirúrgicas: descubra a função de três delas

Tire suas dúvidas sobre mamoplastia redutora, que ocupa o quinto lugar no ranking de cirurgias plásticas mais realizadas no país.
Principais dúvidas sobre mamoplastia redutora
dezembro 6, 2017
Será que um paciente que realizou uma cirurgia plástica recentemente deve tomar cuidado com a ceia de Natal? Descubra a resposta neste artigo da Dra Alik.
Ceia de Natal: o que comer e o que evitar após cirurgia
dezembro 20, 2017
Mostrar todos

Roupas pós-cirúrgicas: descubra a função de três delas

Existem vários tipos de roupas pós-cirúrgicas, uma para cada região do corpo. Descubra quais são as principais e quais são as suas funções.

Existem vários tipos de roupas pós-cirúrgicas, uma para cada região do corpo. Descubra quais são as principais e quais são as suas funções.

Toda cirurgia exige cuidados pós-operatório especiais, como evitar tomar sol e realizar atividades físicas por um determinado período de tempo. Em algumas delas, é necessário utilizar malhas compressivas ou elásticas. Existem vários tipos de roupas pós-cirúrgicas, uma para cada região do corpo. Descubra quais são as principais e quais são as suas funções.

Cinta modeladora pós-cirúrgica:
Esta linha de roupa pós-cirúrgica é indicado para cirurgias como a lipoaspiração e a abdominoplastia. Dentre os benefícios desta cinta estão proteger a área, mantém a pele firme, molda o novo formato corporal e mantém a postura ereta. Essas vantagens ajudam a evitar que os pontos abram e ainda contribui para uma melhor cicatrização. Porém, é preciso alguns cuidados. O objetivo da cinta é conter e não apertar. Por isso, a paciente não deve utilizá-la muito apertada, pois isso pode causar e aumentar o edema.

Sutiã pós-cirúrgico:
Este tipo de malha é indicado para as cirurgias de mama, ou seja, a mamoplastia de aumento, a mastopexia e a mamoplastia redutora. O objetivo desta linha é sustentar os seios recém-operados, mantendo-os no local correto e reduzindo o inchaço local. É um modelo que compreende toda a região do tórax, não possui aros e que, normalmente, possui abertura frontal para facilitar a paciente na hora de vestir a roupa. Pergunte ao seu cirurgião qual o tamanho ideal para você. Utilizar o sutiã certo é fundamental para o resultado da cirurgia.

Meias antitrombo:
As meias de compressão são indicadas para as cirurgias nas pernas, como o lifting de coxas ou aumento de panturrilhas. Estas peças ajudam na circulação sanguínea da região, minimizando o edema e as dores. Esta linha de roupas pós-cirúrgicas também evitam a formação de coágulos e o surgimento de trombose. Os modelos mais indicado são os que deixam os dedos para fora e existem diferentes tipos de compressão: desde a baixa até a extra alta. O grau varia de acordo com a necessidade do paciente.

Entendeu a importância de utilizar malhas compressivas após uma cirurgia? As roupas pós-cirúrgicas são fundamentais para manter os resultados do procedimento. Se o seu cirurgião indicou que você use, siga a orientação dele.